A história do 4-2-2-2.

O 4-2-2-2 com dois volantes e dois armadores, é uma tática que não é muito utilizada em outros países ou mesmo no mundo, porém, no Brasil, é o padrão tatico mais utilizado. O único time que obteve grande sucesso, com este padrão, no futebol mundial, foi a seleção Brasileira de 1994, que utilizou  esta tática para jogar de uma forma extremamente defensiva, o que é uma ironia, pois aqui no Brasil, para muitos, é uma tática utilizada como referencia ofensiva.

O 4-2-2-2, também conhecido como “4-4-2 quadrado” ou “dois armadores e dois volantes”, começou a ser utilizado no Brasil nos anos 1980, principalmente por times cariocas, como o Flamengo, porém não existe registrado, uma data precisa de sua criação ou mesmo quando exatamente se iniciou. Após isso, a tática passou por um tempo de esquecimento e ressurgiu novamente nos anos 90, justamente com a seleção do Parreira, em 1994. Após esse periodo, a tática começou a ser utilizada como padrão no futebol brasileiro, e se tornou a mais utilizada, o que continua até os dias atuais.

No plano tático, o 4-2-2-2 é uma variação do esquema inicial 4-3-3, onde um ponta é recuado e centralizado no meio campo, enquanto outro é avançado e colocado na areá ofensiva. é um esquema que prevê posse de bola, marcação no centro do meio campo e linha defensiva avançada.  Apesar de possibilitar algumas variações taticas, é um esquema que necessita de dois meias ofensivos com velocidade, qualidade no Drible e na criação, ou um jogador de ataque muito veloz e laterais muito eficientes, que sejam capazes de sustentar a falta de jogadores nos flancos. também é necessario um time de boa movimentação no meio campo, pois caso contrario, este acaba facilmente marcado, e por conta disto, perde a posse de bola, que é, justamente o principal artificio deste esquema, de modo geral.

Portanto, apesar de ser um esquema muito utilizado aqui no Brasil, em outros países, raramente é visto algum time atuando neste esquema, e isto é devido, às suas varias exigências de jogadores para funcionar. É um fato interessante, pois mesmo sendo um esquema que é muito bem visto por treinadores brasileiros, em outras partes do mundo ele não funcionou.

Anúncios

Deixe sua opinião sobre a postagem ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s