Campeonato Alemão – Análise do campeão 2011/2012.

O time do Borussia Dortmund, mais uma vez, repetiu o feito da temporada 2010/2011, na temporada atual 2011/2012, se consagrando como campeão, antes da rodada final. É um clube que deve ser utilizado como exemplo, para todos Brasileiros, pois há pouco mais de 5 anos atrás, era um clube que estava em decadencia, após seu sucesso nos anos 90, porém, nos ultimos anos, vem ressurgindo com muita competencia, apresentando um futebol de grande qualidade, e tudo isto, graças a seu investimento nas categorias de base e seu planejamento, muito equilibrado.

Podemos ver na foto abaixo, o padrão tático utilizado pelo time do Borussia:

Como podemos ver acima, o time do Borussia, utiliza o padrão tático mais moderno do momento, o 4-2-3-1, e investe em um futebol de movimentação, criação e marcação a zona com muita pressão, de certa forma, um futebol muito parecido com o Barcelona. É um time que possui jogadores velozes no ataque, e que utiliza muito disto em seu método de jogo, é um time com um contra-ataque perigoso, com jogadores como o Kuba,  grosskreutz ou mesmo o próprio Lewandowski, porém, também tem muito qualidade em sua criação, com jogadores que são considerados como revelação, como Mario Gotze e Kagawa, tambem não esquecendo, do Paraguaio Lucas barrios, que é uma boa liderança ofensiva. Há de se lembrar, que apesar de seu poderio ofensivo, também é um time muito seguro defensivamente, setor que é liderado pelo melhor zagueiro do campeonato Alemão, Hummels, porém tambem com outros bons jogadores no setor, como Subotic e o Brasileiro Felipe Santana. Seu goleiro também possui suas qualidade, é uma liderança devido a experiencia e conhecimento do clube, assim como o volantes veterano Kehl.

Tambem não podemos esquecer, do mentor e implementador desta filosofia de utilizar as promessas, justamente o técnico Jurgen Klopp, que teve muitos meritos, durante esta ascenção do Borussia, um técnico que se adequou muito bem a filosofia do clube.

Para terminar, deixo minha opinião, de que o Borussia dortmund, deve seguir de inspiração para os clubes aqui do Brasil, pois é um clube que não ressurgiu com dinheiro, mas sim com trabalho, planejamento e competencia. Sua vitória nas ultimas duas temporadas, é muito boa para o futebol em geral, pois prova que este não é feito determinantemente de dinheiro, pois se fosse por isto, o campeão seria o Bayern de munique, sua vitoria prova, que o futebol ainda é feito dentro de campo.

Anúncios

  1. bruno

    concordo com você não e só dinheiro que leva a vitoria tambem ser competente no brasil foca muito a tatica e a abilidade de um jogador futebol não e so isso pra o time ser vencedor tem uma estrutura atras dele um prepatador fisico um bom departamento medico um bom psicologo porque futebol não e so fisico e mental uma categoria de base boa uma boa administração não adianta ter um caminhão de dinheiro se não ter competencia para assumir um time !

Deixe sua opinião sobre a postagem ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s