Clubes, são “apenas” titulos?

Nos ultimos tempos, venho notando que muitos torcedores consideram apenas os titulos conquistados para denominar um clube grande ou não. Concordo que os titulos são muito importantes para os clubes, pois afirma sua grandeza e consolida seu trabalho e competencia, porém, será que clubes gigantes podem ser considerados assim, apenas por seus titulos?

Bom, abaixo deixarei alguns questionamentos e reflexões relevantes, quanto a esse pensamento:

Se os clubes são “apenas titulos”, o que diferencia grandes clubes, como Grêmio, Santos, São Paulo, Cruzeiro entre outros?

Afinal, são todos clubes vencedores, campeões da libertadores e do mundo (exceto o Cruzeiro), são clubes vencedores de grandes titulos, porém, podemos considerar esses clubes como iguais e definir suas “grandezas”, baseadas apenas nisso?

Na minha opinião, não, os clube não podem ser definidos apenas por titulos, afinal, o titulo é apenas a “cereja do bolo”, a parte pequena que “consagra o trabalho”, a base de um grande clube, está em sua história, seus feitos, suas características e sua marca, esse é o recheio do bolo e trata-se da parte mais importante, pois é isso que diferencia Grêmio, Santos, São Paulo e Cruzeiro.

Os titulos, são os resultados da grandeza de um clube, porém não devem ser utilizados como parametro, por exemplo:

O Cobreloa do Chile possui duas libertadores, enquanto times como o Palmeiras e Vasco possuem apenas uma. Se utilizarmos a logica dos titulos, estes clubes serão menores que o Cobreloa.

Outro exemplo, na europa:

O Nottingham forest possui duas champions league, enquanto Borussia Dortmund e Olimpik de Marselha possuem apenas um. Esses times são menores que o Nottingham forest?

Não, são times maiores, isso é mais um exemplo de que titulos não são tudo.

As questões acima comprovam, de que a “avaliação por conta de titulos”, nem sempre é correta. O que torna um clube grande é são seus feitos, suas características e sua consistencia. Existem  grandes clubes que estão sempre disputando titulos, mesmo que não os conquistem, estão sempre perto de grandes competições e isso deve ser levado em conta. Por outro lado, existem times que chegam apenas uma vez, vencem a competição e caem no esquecimento.

Portanto, um clube deve ser avaliado por tudo o que ja fez, por seus feitos e sua história, e não exclusivamente por seus titulos. Deixo uma reflexão nas frases abaixos:

“Os títulos não podem ser considerados maiores do que os próprios clubes”

“Existem torcedores que torcem mais pelos títulos, do que para seus próprios clube”

Anúncios

Deixe sua opinião sobre a postagem ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s