Posições e funções táticas que acabaram no futebol.

Apos assistir o jogo entre Real Madrid e Barcelona, a escalação tática do Jose Mourinho me fez tentar buscar informaçoes e recordar das “taticas antigas” do futebol. A funçao tatica que me fez realizar essa postagem, foi a mesma com que o Mourinho anulou Messi e Iniesta por cerca de 30 minutos de jogo, os antigos chamados “lateral invertidos”, onde o que possui pé destro joga na esquerda e o que é canhoto joga na direita. Essa alteraçao anulou grande parte das jogadas do Barcelona por esse tempo, pois como sabemos, a principal jogada do Messi é cortar para dentro e quando se possui  um lateral invertido, a marcaçao fica mais facilitada quando o adversario corta para dentro, pelo motivo do marcador ter seu pé dominante em uso favoravel.

Abaixo, farei uma lista de funções e posições que se extinguiram, ou mesmo, sao pouco utilizadas nos dias de hoje:

Lateral Invertido –   Era muito utilizado em tempos passados no futebol, era muito constante e normal inverter os laterais, onde os tecnicos buscavam manter um jogo mais afunilado e maior cadencia, dando opçoes de chegada a frente como chute. Hoje, essa opçao é apenas utilizada em casos muito especiais, como foi o jogo de Real Madrid e Barcelona, pois, defensivamente, nos padroes atuais, é um problema, pois deixa os flancos e a linha lateral desguarnecida, e devido a importancia desta, esse é um erro fatal.

Os Ponteiros –  Os ponterios, foram criados, como uma forma de se aproveitar dos “defeitos” do lateral invertido ou de defesas lentas que jogavam em linha, pois era uma posiçao que dava maior largura de jogo e muitos atributos ofensivos ao time que utilizava. Podemos caracterizar o ponteiro, como um “lateral-atacante”, pois era um jogador que atuava colado a linha de fundo, que tinha a opçao de cruzar para o Centro-avante classico ou investir contra o lateral adversario. Podemos considerar o ponteiro, como um prototipo do “ponta ofensivo” atual, que tem como principal diferença, o fato de jogar mais pelo meio do campo e quase sempre cortar para dentro do campo, sendo que raramente utilizam de cruzamentos. Um exemplo de Ponta antigo é o proprio Renato Gaucho, e um exemplo do Ponta atual, é o Lionel Messi.

Poucos jogadores no meio campo –   Antigamente, basicamente ate os anos 70, se possuia uma ideia de futebol, de que jogadores no meio campo eram ineficazes, pois os treinadores preferiam jogar um estilo de jogo mais direto, entre ataque e defesa em um time. Basicamente o mais comum era ver times com apenas 2 jogadores no meio campo, sendo que em casos extremos o time possui apenas 1, formaçoes como o 4-2-4 eram as mais comuns para epoca. porem, com o tempo, os tecnicos começaram a notar as vantagens de que ter mais jogadores no meio campo pode trazer e começaram a ser modificadas as opçoes taticas, a primeira e revolucionaria no sentido foi o 4-3-3, sendo que entao, a partir dessa surgiram taticas famosas, como o 4-2-2-2 brasileiro.

O Ataque total –   O futebol, antes da decada de 1930, o futebol ainda nao tinha um padrão tatico definido, sendo que dos 11 jogadores em campo, 8 jogavam ao ataque e 2 ficavam recuados, o futebol era baseado apenas no ataque. A historia da tatica, basicamente no futebol, começou com o tecnico Herbert Chapman, que quando se lançou a ser tecnico no Arsenal da Inglaterra, criou a primeira tatica conhecida no futebol, o chamado WM, que era algo como um 3-4-3, ou algo semelhante. A Partir de então, essa é a base para toda a tatica do futebol atual.







   

Anúncios

Deixe sua opinião sobre a postagem ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s