Os 7 pecados do futebol Brasileiro.

Nos ultimos dias, estive analisando alguns comentarios e assistindo a alguns jogos importantes, tanto da europa, quanto do Brasil, e em meio a esse tempo, comecei a refletir sobre os principais erros existentes no futebol brasileiro, que ao meu ver, pela grande quantidade de craques que teve durante a historia, poderia ter ganhado muito mais que 5 copas do mundo, que foram evitadas pelo menosprezo de caracteristicas importantes, que fizeram com que paises com menos capacidade futebolistica que o Brasil, devido a esses paises possuirem menores populaçao como França, Inglaterra e Italia, vencerem copas do mundo, sendo que na minha concepçao, estes estavam mais preparados para o futebol ao longo da historia. Escreverei abaixo, as principais caracteristicas e problemas que os times brasileiros enfrentam, assim como o Brasil demonstra em 7 atos, em comparaçao ao futebol europeu.

1 – Supervalorizaçao da tecnica – Na minha opiniao, esse é o primeiro e maior problema do futebol brasileiro, existe uma cultura erronea aqui no Brasil, de que todo jogador tecnico é bom jogador, e por via disso, vimos muitos jogadores supervalorizados aqui, que la fora nao sao metade dos jogadores que se esperavam, como por exemplo o Robinho, de onde se esperava um “melhor do mundo”, nao passou de um bom reserva no Manchester City e Milan. Na minha concepçao, a Tecnica é tao importante, quanto a parte fisica, Mental e tatica, sendo que por via disso, muitas vezes vemos grande jogadores tendo uma parte tecnica razoavel, assim como vemos maus jogadores tendo uma boa parte tecnica. No resumo de tudo, de nada adianta ter a habilidade de fazer (tecnica), se nao tiver como coloca-la em pratica (parte fisica+mental), sendo esta pratica produtiva para o time (tatica), e por conta disso, credenciaria 50% de um jogador a parte tatica, sendo que tanto Pele quanto Garrincha foram jogadores tecnicos, a diferença era, que o Pele foi o jogador mais avançado taticamente de sua epoca, e por isso, se tratou do “melhor de todos os tempos”.

2 – Menosprezo da raça, da determinaçao – Sinceramente, aqui no Brasil, existe uma cultura de que jogadores que jogam com raça, que sao agressivos e marcadores sao jogadores ruins, e isso tambem tem sido um grande problema para o futebol brasileiro. Se avaliarmos o futebol europeu, veremos que muitos, principalmente o futebol ingles e o Italiano, aplaudem jogadores desse porte, a imprensa avalia esses jogadores como “jogadores valentes” ao contrario da impreensa daqui, que avalia esses mesmos como “jogadores criminosos”. Existe uma cultura errada aqui no Brasil, de que zagueiros e volantes sao jogadores fracos tecnicamente, e por via disso, a imprensa de certa forma discrimina esses jogadores. A raça é uma parte importante do futebol, é esta que faz um time ganhar um jogo que parecia perdido, é uma das virtudes que deixam o jogo imprevisivel.

3 – Marcaçao – A marcaçao e sistemas defensivos sao um dos principais setores do time, porem aqui no Brasil, existe uma cultura de que o atacante é sempre mais importante, de que o ataque é sempre o melhor, e acaba esquecendo da defesa, e isso vem atrapalhando muito o Brasil nos ultimos tempos, basta vermos, que apos haver as revoluçoes taticas e criaçao dos sistemas taticos mais aprimorados e equilibrados durante os anos 70, apos esse periodo, o Brasil venceu apenas duas copas do mundo, uma com um dos melhores times do Brasil em todos os tempos, o de 1982, que perdeu por conta de ter uma parte tatica fragil. Portanto, a marcaçao, o sistema defensivo, é tao importante quanto o atacante, e nao pode ser menozpresado como é aqui.

4 – O preciosismo – Um dos principais problemas do futebol brasileiro, é o seu preciosismo, essa historia de “futebol arte”, que é destinado a um ramo estetico, que deixa o lado competitivo fragilizado. A prova disso, é que esse futebol venceu copas apenas abaixo dos anos 70, quando o futebol taticamente era precario, sendo que a maioria dos times jogavam apenas com 2 jogadores no meio campo, o que hoje em dia ou de 70 em diante, seria uma loucura no quesito. Muitos citaram o Barcelona como exemplo de “futebol arte”, porem isso nao passa de uma enganaçao da midia brasileira, sendo que o time do barcelona aplica o “futebol total”, onde o seu segredo esta no comprometimendo tatico do time, que propicia um jogo coletivo fenomenal, com um toque de bola envolvente, e um dos sistemas de marcaçao mais imprecionantes do futebol atual, sendo formada por pressao, com uma linha defesa avançada, por via de uma marcaçao a zona. Outro exemplo do futebol pratico, é o Messi, que é um jogador que nao cria marketing, nao faz firulas ou malabarismos, e é simplesmente o melhor jogador do mundo, pois ao inves de criar jogadas de preciosismo, é um jogador ofensivo, pratico e objetivo, tendo essas virtudes somadas a sua qualidade tecnica, tatica e mental, junto com sua grande velocidade, é que formam esse jogador acima de qualquer um no cenario mundial, portanto, nao podemos confundir o “futebol total”, em que a estetica é apenas um consequencia da objetividade do time, com o futebol arte, que é o inverso e nao funciona desde os anos 70.

5 – A arrogancia – O futebol brasileiro, sem duvida, nos ultimos tempos, se mostra muito arrogante, como se estivesse acima de todos no futebol, o que nao acontece nos ultimos tempos. Talves seja por isso que os clubes daqui, tenham menos libertadores do que a Argentina, pois historicamente, os times de la sempre valorizaram a competiçao, onde no resto do brasil (excluindo o sul do pais, que sempre valorizou o torneio) os clubes preferiam jogar o estadual, alegando ser um torneio de maior importancia que a maior competiçao da america. Esse sem duvida, foi um ato de arrogancia, visto que tambem, a mesma pode ser um dos principais motivos da seleçao decadente de hoje, é hora de começar do zero, ter humildade para fazer outra grande seleçao, pois é um fato comprovado que hoje nao temos um jogador comparado ao Messi, iniesta, Xavi, e nem mesmo ao Forlan, o maximo que existe para o Brasil no momento, é torcer por uma possivel recuperaçao do Kaka, o que é muito pouco. Falta craques no Brasil e isso é mais que inegavel.

6 – O menosprezo da tatica – Esse tambem é um dos problemas enfrentados aqui no Brasil, e um dos principais fatores para esse motivo existir, é mais uma vez, propriamente a nossa midia, que condena times que jogam defensivamente como “times ruins”, vangloriando times mais ofensivos, como “Melhores”, o que nem sempre acontece. La na europa ou em outros paises, essa cultura nao existe, os torcedores do clubes cobram apenas resultados e nao modos de jogar, e talves, por isso exista tanto mudanças de treinadores aqui no cenario nacional, pela impaciencia e cultura erronea, classificando um treinador que faça alguma mudança tatica fora do padrao, como “professor pardal”.

7 – Falta de profissionalizaçao – Por ultimo, nao poderia faltar a falta de profissionalizaçao e comprometimento e geral no futebol brasileiro, isso pode incluir pelo fato de mesmo tendo uma boa economia no cenario atual, o futebol nao cresce, os clubes estao investindo em jogadores em decadencia do futebol europeu, sem falar das mudanças de tecnicos inapropriadas mais uma vez, nao esquecendo tambem das dividas enormes, e da submissao a CBF dos clubes.

Anúncios

Um Comentário

  1. marcel

    FACIL DIZER ISSO, e vcriticar QUANDO LEVAM TODOS OS NOSSOS JOGADORES PARA A EUROPA, sendo impossivel montar bonstrabalhos de forma longa ou continuada .Ou esquecer quando somos literalmente roubados na libertadores da america, como naçao, apesar das notorias dificuldades frente ao velho: 2 linhas de 4 de outros times estrangeiros . Ainda que o colunista tenha razao , em todos os pontos , ele perde essa boa parte dessa razão quando esquece, que por exemplo o Barcelona é fantastico com messi,Romario, ronaldinho, Rivaldo, neymar Suarez e outros “espanhois por ai ” Ai quando o Mistao revolucionario Barça e Real, tomou de 3×0 do time do Fred nao sabe porque e fica espantado. Outro detalhe… mesmo nao estando na melhor safra de jogadores na seleçao, e sendo arrogantes, quando focados, e bem preparados, ninguem ganha da gente.Falta isso sim algum preparo psicologico , e um pouco de apuro tatico,marcaçao e organizaçao, e o item 7 esta totalmente correto, mas eu acho que o lado gremista e raçudo, esquece , ou dá importancia de menos ao que fez ronaldinho, ronaldo e outros 10.000 craques desde 1930, grandes jogadores

Deixe sua opinião sobre a postagem ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s