Kawasaki Frontale, dedicado ao Gremio.

Ultimamente, estava assistindo a um jogo do campeonato Japones, transmitido pelos canais ESPN, e eis que me deparo com o Kawasaki Frontale, um time totalmente inspirado no Gremio. O jogo a proposito foi Kawasaki Frontale x Albirex Nigata, que terminou por 1×2 para o time visitante, e sendo que obviamente, o Kawasaki foi um time que me chamou muito a atençao, isso me levou a pesquisar sobre o clube e relatar alguns fatos que demonstram o prestigio internacional, que o time do Gremio dos anos 90 conseguiu, com sua garra, qualidade e competitividade, algo que levou a uma homenagem com a fundaçao desse clube ser totalmente inspirada no Gremio, que se tornou um time de porte medio-grande no Japao, com tradiçao em disputar titulos no campeonato do pais.

Primeiro escudo do Clube
Escudo atual do Clube

Acima, podemos ver fotos do primeiro escudo do clube, que é um escudo identico ao do Gremio, exceto na parte das “nomenclaturas” obviamente, sendo ao lado, a foto do escudo atual, que visto pelo que pesquisei, o motivo da mudança foi homenagear a cidade, que tem tradiçao na pesca como é simbolizado no escudo, porem,  de mesmo modo, mantem a caracteristica com as cores do clube.

Atual camisa do Kawasaki
Primeira camisa do Kawasaki

A exemplo do escudo, os uniformes e as cores do time eram totalmente fieis a camisa das listras verticais azul, preto e branco da camisa gremista, sendo que apos um tempo, modificaram o estilo da camisa, porem mantendo o mesmo padrão, as cores azul, preto e branco.

Torcida e estadio do Kawasaki Frontale

O fato mais surpreendente, é que o time tem uma torcida que segue o estilo “barra-brava” utilizado aqui no sul do pais, como podemos ver na foto acima, onde a torcida leva trapos ao estadio, homenageando idolos, jogadores e pessoas importantes ligadas ao clube. Outro fato que pode ser coincidente, é que o estadio do clube tambem é “Olimpico”, possuindo as pistas de corridas olimpicas entre a torcida e o campo de jogo.

Sobre a historia do clube, foi fundado em 1955, ainda na era amadora do futebol Japonês, porem o clube se tornou profissional apenas em 1997, quando seus torcedores e dirigentes decidiram basear o uniforme, escudo e estilo do clube nas características do Grêmio, devido a grande partida contra o Ajax em 1995, sendo que mesmo apos a derrota, o time realizou uma partida gigante com 1 jogador a menos, e foi por esse fato o motivo da homenagem, pela garra e entrega do clube.

Enfim, mais uma evidencia é mostrada, sobre o prestigio internacional, que o time do Grêmio dos anos 90 adquiriu, sendo que também ha pelo menos mais 6 clubes no mundo criados inspirados no Grêmio, nos anos 90 e alguns pelos anos 80, devido a o grande sucesso internacional do grêmio durante essas épocas. Por outro lado, vejo que seria um modo interessante de marketing ao clube, marca um amistoso com um clube desse tipo, sendo que isso acontece aqui na America, entre o Everton da Inglaterra e o Everton do Chile, que é um clube caracterizado pelo Everton da Inglaterra, assim como o Kawasaki foi inspirado no Grêmio.

Anúncios

Um Comentário

Deixe sua opinião sobre a postagem ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s