4-2-3-1, Seria um esquema "retranqueiro"?

 

Sinceramente, vejo muitos jornalistas ou mesmo comentaristas esportivos renomados, afirmando com certa imposição, de que o 4-2-3-1 seria um esquema extremamente defensivo, onde fica a principal critica, na suposta hipótese de que suporte apenas um jogador isolado. Porem, discordo em grande parte com varias criticas e posições feitas sobre o esquema, visto que na minha opinião, é um esquema de grande variação tatica e muitas possibilidades.

Na minha opinião, esse esquema não pode ser considerado defensivo por um simples fato, ele pode ser modificado durante o jogo de diversas maneiras, podendo ser muito defensivo sem a bola, quanto muito ofensivo com a mesma, tem muitas opções variáveis, e isso ajuda e muito quando o resultado for adverso ou mesmo por situação de desfalques.

Para citarmos um exemplo de 4-2-3-1, que deu muito certo, foi o utilizado pela Alemanha na Copa do Mundo, que teve tanto êxito, que muitos treinadores foram incentivados a adota-lo em seus times, sendo um destes o próprio Celso Roth. Quem viu a Copa do Mundo, sabe que a Alemanha não foi um time defensivo, muito pelo contrario, teve grande poder ofensivo, principalmente em jogadas em velocidade pelos flancos, propiciada pelos dois jogadores de ponta do sistema (no ultimo jogo, esses jogadores foram Lúcio e Leandro no Grêmio) e um centro-avante único, com poder de finalização e capacidade de jogo aéreo, com o poder de criação centralizado no único meia (no Gremio seria o Douglas) e dois volantes dando equilíbrio defensivo ao meio campo (Rochemback e Gilberto Silva no ultimo jogo).

Na minha opinião, é um grande esquema, quando se tem jogadores propiciados a isso, visto que quando defendendo o time tem uma linha de 4 na defesa, com 5 jogadores a frente da defesa, dando segurança, e no ataque, pode chegar a ter 3 atacantes e 1 meio criativo, com sua variabilidade. Isso deu certo no próprio Inter ate o ano passado, quando tinham algo vital que era a velocidade do Taison, porem quando o mesmo foi vendido, essa caracteristica acabou sendo perdida, e o esquema começou a fracassar, com o episodio comprovado do Mazembe. E isto, me deixa grande expectativa como gremista, de crescimento do time, pois temos muitos jogadores com velocidade podendo atuar por ali, como Miralles, Leandro ou ate mesmo Lúcio, e parece que agora, teremos um centro-avante de bola aérea, respectivamente com o Brandão, sem falar que o Douglas terá maior liberdade para atuar, sendo o único meia criativo do meio campo, com a segurança de Rochemback e Gilberto Silva a frente da zaga.

Enfim, vejo grande melhoras no time, se o Roth manter o esquema, visto que no momento, creio que o Gremio tenha os jogadores apropriados para o mesmo.

Anúncios

Deixe sua opinião sobre a postagem ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s